Últimas

Página “Graduação da Depressão” tem um toque da sergipanidade

Whats App Expressão Sergipana
Foto: Divulgação / Graduação da Depressão

Por Emilly Firmino

No Facebook, a página ‘Graduação da Depressão’ retrata dia a dia de universitários e conquista diariamente curtidas, compartilhamentos e seguidores. Administrada por 12 pessoas que estão espalhadas pelo Brasil, a página hoje tem mais de um milhão e quatrocentos seguidores, número que cresce consideravelmente a cada dia. A Expressão Sergipana esteve na última semana com Caio Augusto, que é de Aracaju, um dos idealizadores da página. Ele contou para nós um pouco de como surgiu a ideia e do significado da ‘Graduação da Depressão’ para ele hoje.

Caio

Caio é estudante do curso de Física na Universidade Federal de Sergipe (UFS) Foto: Raylander Araújo

“No começo daqui mesmo só tinha eu, eu jogava com os caras em jogos online e nosso contato era por Skype, um era do Paraná e outro era de Santa Catarina. A gente sempre fazia muita piada, então começamos a pensar em projetar isso, só não sabíamos sobre o que. Tem muita página de humor, de meme, a gente não sabia no que focar, mas também não queríamos ser só uma página”, conta Caio. Estudante do curso de Física na Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele disse que o pontapé para escolher o tema foi perceber que não existiam tantas páginas relacionadas à graduação e que estar dentro na universidade ajuda no processo criativo, porque faz parte da realidade diária dos administradores.

“Nossas postagens iniciais foram direcionadas aos cursos, a gente escolhia um curso e dizia o que a pessoa ia ser depois que se formasse. No começo achamos que a galera não ia gostar, ia se ofender, mas começaram a pedir e enviar sugestão para a gente”. Ativa desde outubro de 2014, a página chega a ter alcance internacional, sendo curtida e compartilhada em outros países, segundo Caio, a meta é chegar a 2 milhões de curtidas esse ano.

Ele conta também que a página já passou por alguns problemas que fizeram com que ele e os outros administradores pensassem melhor sobre direitos autorais e o conteúdo das piadas que eles fazem. “Teve uma situação em que eu mesmo fiz a publicação, procurei a foto no Google, para mim era publicitário, tava no Google, era pública. Por incrível que pareça a mulher da foto viu e disse que iria entrar com uma intimação porque estávamos usando a foto dela e era danos morais”.

Em relação ao conteúdo das piadas, comenta que na página existe um filtro do que pode e do que não pode fazer piada, isso foi sendo moldado de acordo com as respostas dadas pelas pessoas que estão no Facebook. “Dá pra fazer piada tranquilamente sem descer o nível, sem ofender alguém. Já passamos por problemas com piadas machistas, a página ficou conhecida por isso por algum tempo, com o tempo o administrador que fez a postagem foi afastado. Nós apagamos a postagem, assumimos o erro e começamos a perceber que não dá pra ficar fazendo certas postagens, nós temos uma expressão. Não é que as pessoas estejam mais chatas, é que realmente não dá, se depender de mim não sai conteúdo sexista, por exemplo”.

Apesar da página ter virado uma fonte de renda, tanto com a publicidade quanto com as camisas que eles vendem, Caio afirma que tudo surgiu como um hobby, que é algo que faz porque gosta. Atualmente eles vêm visualizando novos caminhos para página, entre elas a possibilidade do uso de vídeos e quem sabe usar o site para produção e divulgação de conteúdo mais trabalhados, como colunas de opinião e textos acadêmicos. Pra quem é universitário ou já foi, entrar na página é poder se ver ou relembrar momentos na faculdade, mais que isso, a página já foi citada em trabalhos de conclusão de curso e também tem ajudado na escolha do curso para algumas pessoas.

Graduação da Depressão

Foto: Divulgação / Graduação da Depressão

Camisetaria

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s