Últimas

Por que quando dormimos o cabelo cresce mais rápido?

Whats App Expressão Sergipana
Imagem: Universidade das Crianças

Por Universidade das Crianças

Será que os cabelos e pêlos realmente crescem mais depressa enquanto a gente dorme? Você já sentiu alguma diferença no comprimento dos seus fios – ou já se sentiu mais cabeludo – depois de uma boa noite de sono? Ou será que isso é apenas uma questão de como a gente percebe o tempo passar?

Dois moradores de Caeté nos deixaram essa pergunta: o Carlos, de 10 anos, e a Morgana, de 12. O Luiz Fernando, que é aluno de Medicina da UFMG, nos explica sobre o tempo que nossos pêlos levam para crescer – seja à noite ou durante o dia.

“Bom, que eu saiba, nossos cabelos e pêlos não têm hora certa para crescer, ou seja, nem sempre que estamos dormindo nosso cabelo cresce mais rápido… Mas então qual a velocidade de crescimento deles?   Isso depende. Se você acabou de cortar o cabelo e ele ficou horrível, vai parecer que ele não cresce nunca, não é? Na verdade, apesar de o cabelo humano crescer descontinuamente, com fases de repouso e com fases de crescimento, ele cresce em um ritmo de mais ou menos meio milímetro por dia, ou cerca de 1,3 centímetro por mês. Mas os fios podem crescer mais rápido ou mais devagar – dependendo de sua idade, alimentação e hormônios. É por isso que na adolescência ocorre um crescimento maior de pêlos por todo o corpo!

Legal, então vamos calcular: 1,3 centímetro por mês, vezes doze (meses)… isso significa que o máximo que seu cabelo cresce é cerca de 16 centímetros por ano! Ou seja, se você tem cabelo curto e está pensando em como seria legal ver seus cabelos chegando até a cintura, prepare-se para quatro anos de espera!

Talvez você já tenha percebido que os cabelos crescem muito mais que os outros pelos do corpo. Isso acontece porque as células que produzem os pêlos dos seus braços, por exemplo, são programadas para parar de crescer a cada dois meses, o que faz com que os pêlos dos seus braços fiquem curtos. Já os que ficam na sua cabeça, são programados para crescer por anos sem parar, o que permite que o cabelo fique bem comprido.”

Bacana, não é mesmo?

Camisetaria

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s