Últimas

Primeira colheita de arroz agroecológico no Baixo São Francisco Sergipano

Whats App Expressão Sergipana
Foto: Mauro Cibulski, rizicultor orgânico da agricultura camponesa

Por Elielma Vasconcelos e Lanna Cecília*

É tempo de celebrar! No último dia 22 de abril foi realizada a primeira colheita de arroz agroecológico na região do povoado São Miguel, em Propriá. Esta região, semelhante a todo restante do território do Baixo São Francisco, é historicamente produtora de arroz, porém nos moldes convencionais, com uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

O Movimento de Pequenos Agricultores e a Cáritas Diocesana de Propriá, observando a potencialidade da produção agroecológica, se propuseram a fazer o primeiro roçado de arroz agroecológico da região. Deste modo, a proposta foi lançada aos camponeses que manifestaram interesse na nova forma de cultivar. Em outubro de 2015, foi realizada a primeira reunião com o grupo para debater e planejar a forma de plantio.

O cultivo em mutirão foi realizado no dia 06 de janeiro. Em abril, a colheita de 50 sacas de 50kg de arroz foi realizada. Essa primeira experiência demonstrou a viabilidade da produção agroecológica e, segundo as palavras da poetisa Cora Coralina:

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

A caminhada começou e foi colhido o fruto desse início. Agradecemos ao senhor Wilson por ter cedido a área e ao grupo de camponeses que acreditaram nesse desafio. Seguiremos nossa caminhada e dedicamos essa nossa primeira safra à memoria da lutadora do povo, Isabel da Silva, jovem camponesa militante que dedicou sua juventude à luta camponesa em Sergipe e a Dom José Brandão de Castro, primeiro bispo da Diocese de Propriá, que lutou pela reforma agrária ao lado dos camponeses e camponesas nesta diocese.

*Elielma Vasconcelos e Lanna Cecília são militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores de Sergipe

Camisetaria

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s