Últimas

Sabe quem foi Gonçalo Rollemberg Leite?

Whats App Expressão Sergipana

Por Osvaldo Ferreira Neto*

Gonçalo Rollemberg Leite nasceu em Riachuelo em 14 de fevereiro de 1906, bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, em 1927. Foi promotor público, advogado civil e penal com atuação no Tribunal do Júri, Procurador Geral do Estado em três períodos (1942/1951, 1964/1067 e 1970/1072). Foi também professor de História no Atheneu Sergipense e em outros estabelecimentos de ensino secundário de Aracaju.

Em 1950, fundou com Carvalho Neto, Cabral Machado, Álvaro Silva, Enock Santiago, Armando Leite Rollemberg, Afonso Moreira Temporal e Olavo Leite, a Faculdade de Direito de Sergipe. Proferiu a aula inaugural dos cursos jurídicos em Sergipe, no dia 15 de março de 1951, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico, dia em que assumiu a vice-diretoria da mesma Faculdade e a cátedra de Direito Civil.

Em 13 de janeiro de 1953, com a morte do desembargador Octávio de Souza Leite, assumiu a diretoria da Faculdade de Direito, nela permanecendo até 1970. Como intelectual, escreveu, as seguintes obras: A Árvore (1928). Raças (1937), A Graça e a Reabilitação (1942), Direito Civil (1959), João Ribeiro (1962), O Direito e as Letras (1968), Discurso de Posse na Academia Sergipana de Letras (1967), Expressão Cultural de Sergipe (1970). Pertenceu à Academia Sergipana de Letras, onde ocupou a cadeira 23, anteriormente ocupada por seu irmão Leite Neto. Gonçalo Rollemberg Leite faleceu em Aracaju, em 17 de julho de 1977.

No dia 19 de outubro de 1977 a Prefeitura Municipal de Aracaju, na pessoa do prefeito biônico nomeado pelos militares, João Alves Filho, redefiniu a nomenclatura da recente criada Avenida Saneamento para Avenida Gonçalo Rollemberg Leite. Hoje esta importante via de Aracaju corta quatro bairros da cidade: Suíssa (Esta é a grafia correto do nome do Bairro), Luzia, Ponto Novo e Pereira Lobo.

*Osvaldo Ferreira Neto é discente de História na Universidade Federal de Sergipe. Estagiou no Museu do Homem Sergipano e na Biblioteca Pública Epifânio Dória

Camisetaria

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s